Condutores Do Parque

Condutores Do Parque

A autorização para prestação do serviço de condução de visitantes em unidades de conservação federais é Regulamentada pela PORTARIA Nº 769, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2019.

Em setembro de 2020 a gestão do PARNA São Joaquim lançou o primeiro edital de credenciamento de condutores, edital 01/2020, adequando desta forma os procedimentos de credenciamento ao disposto na Portaria 769/2019. Em fevereiro de 2022 a gestão lançou Edital 01/2022 para novos credenciamentos, edital este que está em vigor por prazo indeterminado.

Os(as) condutores(as) atualmente autorizados(as) a prestar serviços no Parque apresentaram toda a documentação e todas as capacitações obrigatórias estabelecidas pela Portaria 769/2019 e atenderam ao disposto nos editais. 

CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA DE CONDUTORES(AS) AUTORIZADOS(AS) DO PARQUE

ATENÇÃO: A GESTÃO DO PARQUE NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS(AS) CONDUTORES(AS) AUTORIZADOS(AS). OS VALORES COBRADOS PELOS CONDUTORES VARIAM; O PAGAMENTO DEVE SER NEGOCIADO DIRETAMENTE COM O(A) CONDUTOR(A) POIS NÃO HÁ NENHUMA INTERMEDIAÇÃO FEITA PELA GESTÃO DO PARQUE.

É MUITO IMPORTANTE QUE A GESTÃO DO PARQUE SEJA INFORMADA SOBRE QUALQUER IRREGULARIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONDUÇÃO DE VISITANTES, PARA QUE SEJAM TOMADAS AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS CABÍVEIS. Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O credenciamento para prestar serviços de condução no Parque só é possível mediante a apresentação de todas as capacitações e documentações obrigatórias determinadas pela Portaria 769/2019, que dispõe sobre normas e procedimentos administrativos para Autorização da prestação do serviço de condução de visitantes em unidades de conservação federais.

A documentação poderá ser apresentada para a gestão do parque, exclusivamente nos meses de setembro e outubro de cada ano, conforme estabelece o Edital 01/2022, edital este que está em vigor por prazo indeterminado. 

CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS(AS) CONDUTORES(AS) :

A gestão do Parque promoverá, bianualmente, curso de formação para novos(as) condutores(as), abordando apenas parte do conteúdo obrigatório estabelecido pela Portaria 769/2019. O curso contemplerá apenas os conteúdos previstos no inciso I , §1º, do artigo 10 da Portaria, a saber: 

 I - Temas referentes ao meio ambiente e cultura (ênfase na unidade de conservação).

a) Conteúdos com informações sobre o ICMBio com seus objetivos e missão.

b) Conteúdos com informações sobre a caracterização geral da unidade de conservação, normas e demais regras dos atrativos da unidade de conservação 

Para os demais cursos obrigatórios previstos na Portaria 769/2019, o(a) candidato(a) deverá procurar outras instituições que  os ofereçam. Os demais conteúdos obrigatórios estão previstos nos incisos II e III, §1º, do artigo 10 da Portaria, quais sejam: 

II - Temas referentes ao trabalho do condutor.

a) Conteúdos com informações sobre ética, apresentação pessoal e relações interpessoais.

b) Conteúdos com informações sobre técnicas de condução de visitantes.

c) Conteúdos com informações sobre os princípios de conduta consciente e minimização de impactos em ambientes naturais.

III - Temas referentes à segurança e equipamentos.

a) Conteúdos com informações sobre gestão de segurança da unidade de conservação.

b) Conteúdos com informações sobre primeiros socorros.

ATENÇÃO: A gestão do Parque promoverá o curso básico de formação, contemplando os conteúdos previstos no inciso I do artigo 10 da Portaria 769/2019 em SETEMBRO DE 2022.

 As vagas serão limitadas e haverá critérios de seleção/pontuação, priorizando, entre outros, candidatos mais qualificados.

Dica !!  Procure qualificações relativas aos conteúdos desejáveis e complementares citados no §2º da Portaria 769/2019!

Portanto, se quer ser um(a) condutor(a) do Parque, acesse a Portaria 769/2019, informe-se sobre as qualificações obrigatórias e as desejáveis e inicie sua jornada de capacitações !

SOBRE CONDUÇÃO NA TRILHA DA PEDRA FURADA: mesmo que o interessado(a) participe do próximo edital de credenciamento de condutores, apresente todas as documentações e qualificações mínimas obrigatórias e seja autorizado a prestar serviços de condução nos atrativos do PARNA São Joaquim, ele não estará ainda autorizado a conduzir na Trilha da Pedra Furada. A autorização para condução na Trilha da Pedra Furada depende de curso específico que é oferecido pelo DTCEA (Destacamento do Controle do Espaço Aéreo), posto que esta área também pertence à aeronáutica.