Condutores Do Parque

Condutores Do Parque

A autorização para prestação do serviço de condução de visitantes em unidades de conservação federais é Regulamentada pela PORTARIA Nº 769, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2019.

Em setembro de 2020 a gestão do PARNA São Joaquim lançou o primeiro edital de credenciamento de condutores, edital 01/2020, adequando desta forma os procedimentos de credenciamento ao disposto na Portaria 769/2019.

Os(as) condutores(as) atualmente autorizados(as) a prestar serviços no Parque apresentaram toda a documentação e todas as capacitações obrigatórias que constavam no  edital 01/2020, lançado em setembro de 2020.

CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA DE CONDUTORES(AS) AUTORIZADOS(AS) DO PARQUE

ATENÇÃO: A GESTÃO DO PARQUE NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS(AS) CONDUTORES(AS) AUTORIZADOS(AS). OS VALORES COBRADOS PELOS CONDUTORES VARIAM; O PAGAMENTO DEVE SER NEGOCIADO DIRETAMENTE COM O CONDUTOR AUTORIZADO POIS NÃO HÁ NENHUMA INTERMEDIAÇÃO FEITA PELA GESTÃO DO PARQUE.

É MUITO IMPORTANTE QUE A GESTÃO DO PARQUE SEJA INFORMADA SOBRE QUALQUER IRREGULARIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONDUÇÃO DE VISITANTES, PARA QUE SEJAM TOMADAS AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS CABÍVEIS. Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O credenciamento para prestar serviços de condução no Parque só é possível mediante a apresentação de toda a documentação e capacitações que serão exigidas, quando do lançamento de edital de credenciamento.

A previsão é que os editais de credenciamento sejam anuais, sempre no segundo semestre. Os editais serão lançados com o mínimo de 30 dias de antecedência, portanto, é importante que os interessados acessem o site do Parque, na aba destaques,  para se manterem informados.

Os (as) interessados(as) só serão autorizados(as) se comprovarem,  no prazo que será estabelecido em edital, a realização de todos os cursos obrigatórios listados na Portaria 769/2019, que dispõe sobre normas e procedimentos administrativos para Autorização da prestação do serviço de condução de visitantes em unidades de conservação federais.

ESCLARECIMENTO: Parte do conteúdo obrigatório estabelecido na Portaria 769/2019 se refere a conhecimentos sobre o ICMBio e conhecimentos específicos sobre o PARNA São Joaquim. A estratégia adotada pela gestão do Parque é apoiar instuições parceiras, para que estas ofereçam o curso mínimo obrigatório para o credenciamento.

ATENÇÃO: A previsão é que um novo curso com os conteúdos mínimos obrigatórios seja promovido por instituição parceira ainda no segundo semestre de 2021. Acompanhe as notícias na página do parque na aba destaques.  As vagas serão limitadas e haverá critérios de seleção/pontuação, que beneficiem pessoas mais qualificadas; guias de turismo com CADASTUR serão priorizados(as).

Portanto, se quer ser um(a) condutor(a) do Parque, acesse a Portaria 769/2019, informe-se sobre as qualificações obrigatórias e as desejáveis e inicie sua jornada de capacitações !

QUER SE PREPARAR MELHOR E CONHECER O EDITAL PASSADO 01/2020 DE CREDENCIAMENTO DE CONDUTORES ? CLIQUE AQUI !! ATENÇÃO ESTE EDITAL NÃO ESTÁ VIGENTE SERVE APENAS PARA  CONHECIMENTO POR PARTE DOS(AS) INTERESSADOS(AS).

SOBRE CONDUÇÃO NA TRILHA DA PEDRA FURADA: mesmo que o interessado(a) participe do próximo edital de credenciamento de condutores, apresente todas as documentações e qualificações mínimas obrigatórias e seja autorizado a prestar serviços de condução nos atrativos do PARNA São Joaquim, ele não estará ainda autorizado a conduzir na Trilha da Pedra Furada. A autorização para condução na Trilha da Pedra Furada depende de curso específico que é oferecido pelo DTCEA (Destacamento do Controle do Espaço Aéreo), posto que esta área também pertence à aeronáutica.